20 de maio de 2024

Lisboa é considerada a segunda cidade mais stressante da Europa para conduzir

Conduzir pode ser muito divertido, como qualquer pessoa que já tenha feito uma viagem de férias memorável saberá. Mas há também a alegria intrínseca de conduzir - a emoção de ir para onde quisermos, num carro que se sente bem ao volante e que responde ao mais leve toque.

No entanto, a condução pode, por vezes, causar-nos muito stress. Quase toda a gente já foi afetada por este problema, sentindo o seu ritmo cardíaco disparar quando o tráfego intenso entope a estrada ou quando o comportamento dos outros condutores provoca sentimentos de ansiedade, aborrecimento ou mesmo raiva na estrada.

Na primeira ronda da nossa nova série, Lisboa, Portugal ficou em segundo lugar entre os locais mais stressantes para conduzir na Europa na lista compilada pela nossa equipa da DiscoverCars.com.

Metodologia

Trabalhámos com um grupo de condutores de nove cidades da Europa que se dispuseram a participar no nosso estudo. Testámos o seu ritmo cardíaco enquanto faziam uma viagem de meia hora de carro pela sua cidade e filmámos a sua viagem com uma câmara de bordo.

Recolhemos dados sobre a frequência cardíaca de cada condutor em repouso e durante a condução, e medimos o bpm máximo e mínimo em ambas as situações. Em seguida, determinámos a média das frequências cardíacas mínimas em repouso e em condução. Deduzimos este valor da média das suas frequências cardíacas máximas, em repouso e a conduzir. Mostrámos os dados da frequência cardíaca ao Dr. Adedeji Saheed, um médico especializado em medicina interna, com mais de três anos de prática clínica. Ele deu-nos uma ideia do ritmo cardíaco típico.

Os números resultantes foram utilizados para criar a classificação. Este número é a sua "Classificação de Stress".

Também recorremos a informações de plataformas online como o Reddit e fóruns de viagens, condução e motociclistas para ver o que as pessoas dizem sobre as condições das estradas, estacionamento e como é conduzir em cada uma destas cidades.

A condução stressante de Lisboa

Com uma Classificação de Stress de 36, a segunda cidade mais stressante foi a nossa capital Lisboa. O ritmo cardíaco do condutor atingiu 134 bpm no seu ponto mais alto - mas o seu ritmo cardíaco era, em geral, um pouco mais elevado do que o de alguns dos outros condutores, com um mínimo de 80 bpm em repouso.

134 bpm está dentro do intervalo geralmente considerado normal, mas o Dr. Saheed sugeriu que as pessoas que apresentam uma frequência cardíaca deste nível durante as atividades diárias devem estar atentas a quaisquer sintomas que sintam. A frequência cardíaca em repouso deste condutor atingiu 122 bpm no máximo, o que, de acordo com o médico, está acima do intervalo tipicamente esperado - pode ser indicativo de stress ou ansiedade.

Lisboa tem muitas ruas estreitas, especialmente no centro histórico da cidade, o que pode tornar a condução stressante. Os habitantes locais também dizem que as estradas podem ser sinuosas. Uma viagem de um dia muito popular a partir da capital é o Parque Nacional da Serra da Arrábida, ao qual se chega em pouco menos de uma hora de carro. Uma vez lá, pode desfrutar de um passeio panorâmico pelas montanhas ou relaxar numa das muitas praias.

Se tomarmos o caminho panorâmico de Lisboa até Cascais ou Estoril, a leste, teremos a oportunidade de ver as ondas salgadas pelas quais o nosso país é conhecido! Ou parar na verdejante Costa Vicentina no sul, por exemplo, que oferece a oportunidade de ver imensas costas abertas idílicas.

A rota de condução panorâmica a sudoeste de Lisboa para Sintra, por exemplo, oferece a oportunidade de ver muitos dos palácios e castelos que estão aninhados na paisagem idílica. A viagem dura menos de uma hora, pelo que a distância é razoável. E se seguir a rota costeira panorâmica nas suas costas, uma paragem em Cascais ou no Estoril, a leste, dá-lhe a oportunidade de ver as ondas salgadas pelas quais o nosso país é conhecido!

A partir dos resultados da nossa investigação em Lisboa, foram registadas as seguintes estatísticas com os nossos participantes:

  • Batimento cardíaco mínimo em repouso: 80 bpm
  • Batimento cardíaco máximo em repouso: 122 bpm
  • Batimento cardíaco mínimo em condução: 104 bpm
  • Batimento cardíaco máximo durante a condução: 134 bpm
  • Classificação do stress (diferença): 36

As classificações

Em primeiro lugar ficou Oslo, na Noruega, que registou uma taxa de stress de 37,5. Neste país, a frequência cardíaca em repouso mais elevada do condutor foi de 99 bpm.

Seguiu-se Milão, em Itália, em terceiro lugar. A cidade registou uma descida significativa de 6 pontos, com uma classificação média de stress de 30. A frequência cardíaca mais elevada do nosso condutor em Milão foi de 99 bpm durante a condução.

As restantes cidades registadas foram:

4. Londres, Reino Unido
5. Budapeste, Hungria
6. Munique, Alemanha
7. Praga, República Checa
8. Barcelona, Espanha
9. Cracóvia, Polónia

Se pretende alugar um carro para uma viagem de carro nas suas próximas férias, considere escolher-nos. Somos líderes em reservas de aluguer de automóveis, comparando preços de aluguer de automóveis de muitas empresas diferentes, sem taxas ocultas.

Pode utilizar os nossos serviços para encontrar o automóvel perfeito para a sua viagem em mais de 145 países e em mais de 10.000 locais. O nosso prático arquivo de avaliações irá ajudar a encontrar um fornecedor em que pode confiar.

Principais locais relacionados